terça-feira, 2 de novembro de 2010

Google Chrome Canary 8.0.558.0

"Atualizações mais rápidas! É o que promete esta versão secundária do Chrome."

Desde o seu lançamento, o Google Chrome vem abocanhando uma fatia considerável no mercado e hoje já garante uma boa colocação entre os navegadores mais utilizados pelos usuários.

Recentemente a desenvolvedora do aplicativo anunciou o lançamento de algumas versões secundárias do navegador. A primeira delas foi liberada para testes e batizada de Google Chrome Canary. Além de focar em maior velocidade de navegação, o aplicativo também é mais rápido na hora das atualizações.

Não é o principal!

O objetivo da Google ao lançar esta versão do Google Chrome não é fazer com que os usuários o utilizem como o navegador principal, mas sim prover uma segunda instalação do aplicativo nas máquinas.

Por esse motivo, a opção para tornar o Google Chrome Canary como o navegador padrão do sistema vem desabilitada. A ideia é justamente permitir que os usuários testem outras versões do programa sem abrir mão daquela que já é estável.

Escolha o buscador padrão!

Atualizações “The Flash”

A principal novidade do Google Chrome Canary diz respeito às atualizações do navegador. O objetivo é fazer com que o programa tenha pequenas atualizações semanais, ou diárias. Dessa maneira as modificações são aplicadas aos poucos e sem impossibilitar o uso do aplicativo pelo usuário.

Porém, se mesmo assim as atualizações causarem algum erro no Google Chrome, de maneira que a utilização do programa fique prejudicada, o usuário ainda pode utilizar a outra versão instalada no computador. Ou seja, sem navegar na internet, você não fica!

Visual, opções e navegação

Embora seja uma versão secundária, o Google Chrome Canary possui alguns dos recursos presentes no Google Chrome 7. Você pode personalizar o visual do navegador com temas e sincronizar os favoritos, além do tradutor instantâneo.

Personalização da interface com os temas!

No entanto, algumas funcionalidades, como a instalação de extensões, ficaram de fora do Google Chrome Canary, deixando muitos usuários aborrecidos. Por ser uma versão não oficial, no entanto, a velocidade de utilização do programa é surpreendente.

Sincronize dados em qualquer computador

Uma das principais novidades da versão mais recente do Canary, e que deve pintar em breve no Chrome normal, é a sincronia de dados. Através dela, você pode compartilhar sua lista de sites favoritos, senhas gravadas e até mesmo preferências de exibição entre diversos computadores.

Tudo isso com a garantia de segurança e eficiência já conhecidas dos produtos Google – incluindo a possibilidade de utilizar um endereço de email já existente para compartilhar esses dados. Para utilizar a nova função, entre no menu “Options” e selecione a aba “Personal Stuff”.

Em seguida, clique em “Set up sync...” para iniciar a configuração da sincronia. Além de inserir um endereço de email cadastrado no Google (não é preciso cadastrar um novo, basta utilizar o mesmo que você usa para acessar o Gmail ou o Orkut, por exemplo), o navegador dá a opção de selecionar quais itens deseja adicionar à sincronia, podendo mudá-los a quaisquer instantes.

A sincronia de dados ocorre de forma automática conforme o usuário utiliza o navegador, alertando somente quando há uma mudança significativa nas opções. Isso faz com que seja uma ótima opção para quem utiliza o Chrome em diversas máquinas e não quer perder tempo configurando manualmente preferências em cada uma delas.

Funções experimentais

A principal diferença do Google Chrome Canary em relação à versão comum do navegador é que muitas atualizações se tornam disponíveis ainda em fase de testes. Isso permite testar em primeira mão novas funcionalidades que eventualmente se tornam padrão do programa, como a navegação por abas laterais, por exemplo.

Esse caráter experimental reitera o ponto de que a versão Canary não foi feita para ser utilizada como o navegador principal do computador. Claro, isso pode ser feito, mas é preciso levar em conta que muitas das funções, justamente pelo caráter de testes, podem não funcionar corretamente ou ter severas limitações.


DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário